Código: | DN06 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | PHN | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Ricardo Miguel Oliveira Calado Pereira Chumbinho |
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Corpo docente: |
Daniel Jorge Martins Coelho Pó Ricardo Miguel Oliveira Calado Pereira Chumbinho |
Português/Inglês
Proporcionar formação que permita contribuir para que o Técnico Superior de Desporto de Natureza tenha uma habilitação adequada à intervenção técnico-pedagógica no âmbito dos desportos de natureza, como agente de desenvolvimento social, económico e cultural, no quadro das profissões das ciências do desporto;
Contribuir para a sensibilização dos estudantes relativamente à importância do contexto em que se insere o desporto de natureza, numa lógica de criar consciências ecologicamente evoluídas no sentido da preservação da natureza;
Habilitar os estudantes com conhecimentos teórico-práticos, adquiridos através de aulas teóricas e práticas em contexto real, que lhes permitam planificar, organizar, desenvolver, orientar e avaliar atividades de pequena e média organização no âmbito da Orientação;
Habilitar os estudantes com conhecimentos que lhes permitam compreender a organização de grandes eventos de Orientação e integrar as respetivas comissões organizadoras;
Capacitar os estudantes na utilização de recursos tecnológicos de apoio à realização e organização de atividades de Orientação e práticas pedestres afins;
Desenvolver nos estudantes a consciência dos riscos associados aos desportos de natureza, e correspondente necessidade de formação neste âmbito.
A - Desportos de Natureza - Enquadramento
Conceito, Valorização social e Motivações individuais
B -Orientação
Enquadramento conceptual e teórico - História e enquadramento institucional, Conceito de Orientação como modalidade desportiva e meio ambiente, Disciplinas, Mapa, escala e legenda, Materiais e equipamento
Didática específica da Orientação - Progressões no espaço de atividade (mapa da sala, jogos didáticos e outros), Técnicas básicas de navegação e orientação (orientar o mapa, dobrar o mapa, técnica do polegar; cortar cantos, selecionar referências e outras técnicas básicas)
Organização de atividades - Formatos diferenciados de organização, Modelo formal
C - Pedestrianismo
Conceito de Pedestrianismo, Os graus de dificuldade e as questões de segurança, As grandes rotas, Formatos diferenciados de organização, A programação dos percursos e as zonas de apoio
D - Tecnologias associadas às práticas horizontais
Cartografia - OCAD, Planeamento de percursos em Orientação – CONDES, Organização e gestão de partidas e classificações - MT, Treino virtual – Catching features, Aplicações de Telemóvel, Geocaching, ActiveTrack
Os conteúdos programáticos abordados nesta UC permitem aos estudantes conhecer as diferentes abordagens específicas nos percursos horizontais na natureza tendo como referência a prática, os gestos técnicos associados e os modelos de organização adotados, permitindo-lhes construir uma compreensão dos conceitos e da aplicação em diferentes ambientes e com uma população diferenciada.
O trabalho da UC organiza-se em torno de:
- Aulas de exposição de temáticas (teóricas e práticas)/conteúdos do programa pelo(s) docente(s)
- Aulas de análise de documentos, exposição de materiais associados à modalidade, discussão de trabalhos realizados pelos estudantes
- Sessões e atividades de aplicação prática e em contexto real, de conhecimentos adquiridos
A articulação entre o trabalho desenvolvido em sala de aula de natureza expositiva, assim como as tarefas articuladas que são realizadas de tipologia prática e os trabalhos realizados, apresentados e discutidos em turma, permite aos estudantes compreender os modos de agir de forma pedagógica em diferentes contextos associado aos percursos horizontais na natureza.
Avaliação contínua
- Participação - 10%.
- Trabalho em grupo - 30%.
- Testes - 25%.
- Avaliação da prática - 35%
Exame final: os estudantes que não obtiverem uma classificação final superior ou igual a 9.5 no regime de avaliação contínua serão remetidos para exame final.
Espera-se que cada estudante esteja no mínimo em 75% das sessões de aplicação prática e que analise e discuta as tarefas propostas e execute os produtos de avaliação em estreita relação com os docentes da UC, excetuam-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).
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